Como identificar e desenvolver estratégias de trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem específicas – dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia

 

Resumo: Considerando que as Dificuldades de Aprendizagem Específicas (dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia) são dificuldades que acompanham os estudantes ao longo de todo o seu percurso académico podendo ter consequências na progressão, realização, conclusão do ensino superior e até no domínio profissional torna-se fundamental a definição de estratégias de intervenção ajustadas a este problema e ao perfil de cada estudante.

Neste workshop serão analisadas algumas questões relacionadas com a avaliação psicológica destas dificuldades bem como algumas das estratégias de intervenção que têm sido implementadas, desde 2007, no Instituto Politécnico de Leiria, nomeadamente no que diz respeito às competências de gestão do tempo e do estudo, estratégias de regulação emocional bem como exercícios que procuram aumentar não só a capacidade de decifrar e compreender textos lidos, mas também um conjunto de outras competências linguísticas essenciais ao sucesso académico no Ensino Superior.

 

Principais destinatários: docentes, funcionários e alunos do ensino superior

Formador convidado: Sandra Alves (Instituto Politécnico de Leiria)

Duração: 3 horas

Data da formação: 18 de março 2016 | 14:30 – 17:30

Local de realização: Faculdade de Letras da UL (Sala 5.2)

 

Nota Biográfica – Sandra Alves

Psicóloga no Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de Leiria desde maio de 2007. Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento pela Universidade de Coimbra. Foi Assistente Convidada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do mesmo Instituto entre 2009 e 2012. Colaborou com a Delegação de Coimbra da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS) desde 2005 até 2010. Apresenta experiência como formadora ao nível do desenvolvimento de competências transversais. Tem colaborado em diversos projetos de investigação e intervenção, desenvolvendo também atividades ao nível do acompanhamento psicológico a crianças, adolescentes e adultos com necessidades educativas especiais, nomeadamente de avaliação e intervenção na área das dificuldades de aprendizagem específicas. É coautora de publicações nacionais e internacionais sobre transição e adaptação ao ensino superior, desenvolvimento de competências transversais, apoio psicológico, dislexia na idade adulta e promoção do sucesso académico no ensino superior.