Organização

 

ISCTE-IUL

O ISCTE—Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) é uma instituição pública de ensino universitário criada em 1972. No âmbito das suas atividades de ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade, é uma instituição universitária que se destina à formação de quadros e especialistas qualificados, cujas competências culturais, científicas e técnicas os tornam aptos a intervir no desenvolvimento sustentado não só do país, mas também a nível global.

Com aproximadamente 9.000 estudantes em programas de graduação (52 %) e pós-graduação (48 %), 400 docentes e 200 funcionários não docentes, o ISCTE-IUL orgulha-se de ser uma das universidades mais dinâmicas e inovadoras do país.

Faculdade de Letras da UL

A Faculdade de Letras é a escola de Humanidades da Universidade de Lisboa vocacionada para o cultivo do saber centrado nas grandes áreas da Filosofia, História, ciências da Linguagem e das Línguas e Literaturas, clássicas e modernas. Recebe anualmente cerca de 1500 novos alunos entre os quais alunos com necessidades educativas especiais. Á chegada, estes novos alunos são recebidos pessoalmente pela equipa do Núcleo de Apoio ao Aluno (NAA) que os irá acompanhar ao longo do percurso académico.

Além do acolhimento, o NAA desenvolve outras acções que possibilitam a inclusão e a autonomia possível dos estudantes com necessidades educativas especiais , nomeadamente, o apoio à actividade pedagógica, o apoio à realização de provas de avaliação, o apoio à acessibilidade e mobilidade dentro da FLUL e no campus, a produção e aquisição de materiais em suporte especial e formação sobre inclusão e ensino superior. O NAA participa ainda no Grupo de Trabalho para o Ensino Superior, que reúne serviços de apoio de diferentes Universidades do pais.